O AMOR EXIGENTE





O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Há 29 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos.  e também para pessoas com comportamentos inadequados.O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção , passando a atuar como um movimento de proteção social já que Amor-Exigente, desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à 
corrupção em todas as suas formas; são também propostas do Amor-Exigente.

O que é o Amor Exigente? É uma proposta destinada a pais e orientadores, como forma de prevenir e solucionar problemas com seus filhos.
É um novo enfoque para comprovados conceitos de educação.
É um grupo de apoio a pais e jovens com problemas, que os ajuda a encontrar caminhos para que sua família possa viver completa e feliz.
Tiramos do programa americano Toughlove dez pontos básicos, causas das destruição familiar; acrescetamo-lhes mais dois e, a partir desses 12 princípios, apresnetamos preceitos sem fronteira paea a organização da família e a proteção dos jovens.
Alicerçamos nosso trabalho na experiência na vivência de cada dia em sociedade.
  • Com o grupo de apoio, os pais se ajudam a examinar cuidadosamente os diferentes aspectyos de sua vida e a orientar-se mutuamente.
  • Os pais ajudam os filhos a redirecionar seus rumos.
O amor Exigente:
  • Encoraja a pessoa a agr, em vez de só falar;
  • Constrói a cooperação familiar e comunitária; 
  • Desencoraja a agressividade, a violência.
Por que Amor Exigente?
Estamos assistindo alastrarem-se entre os jovens comportamentos violentos e autodestrutivos.
Isso independentemente da idade, da raça, da religião, do nível de educação ou da situação financeira. Os desajustes e a inadequação tornam-se uma realidade crescente em nossa sociedade.
Os pais pensavam que, se criassem bem seus filhos, amando-os e dando-lhes o melhor, tudo daria certo. Pensavam que apenas crianças abandonadas ou filhos negligenciados teriam problemas. Infelizmente, não é assim. Por isso, acreditamos na necessidade de os pais estarem sempre atualizados e bem informados. É importante saber tudo sobre drogas (lícitas e ilícitas), sobre o perigo que representam tanto para os filhos como os pais.
Sabemos que os pais amam os filhos de verdade. Nem sempre, porém, esse amor é suficiente para dar-lhes alegria, pois, a partir do momento em que crescem, os filhos começam a exigir mil coisas, rejeitando a presença, a orientação e até o amor dos pais. Reclamam independência, mas não assumem responsabilidade. E assim, muitas vezes, os pais sentem-se frustrados, nada orgulhosos de sua condição.
No entanto, nada disso é maldição pessoal; são problemas das últimas décadas. Todos se sentem meio perdidos, meio desamparados.
O amor exigente quer e pode ajudar! Vamos refletir, questionar, tomar posição!
Os pais sofrem problemas semelhantes, e muitos, sem razão, sentem-se envergonhados, cheios de culpa. Compreendemos que é difícel reagir nessas ocasiões, mas temos visto mudanças incríveis na vida das pessoas que frequentam os grupos de AE. Por isso, insistimos: venham, vejam, julguem por si mesmos. Só é preciso perseverar, ir até o fim.
A versatilidade desta proposta é fantástica. Traduzindo Amor Exigente por amor disciplina e analisando a expressão, vemos um casamento perfeito: o amor vem antes, mas fica exatamente no mesmo nivel de importância da exigência, da disciplina.

Para quem é o Amor Exigente? 
01) Para você: Como dar ao outro aquilo que não se tem? O ponto de partida do amor exigente é você. Ele começa com cada um de nós, para então expandir-se. Nesse caminho, estabeleceram-se cinco metas:
  • Não procurar causas fora de si mesmo para desculpar-se
  • Responsabilizar-se por todas as suas atitudes
  • Fixar os limites do que é aceitável
  • Exigir que o comportamento inaceitável cesse
  • Não é preciso ser autoridade, com solução para todos os problemas; é preciso amar e querer ajudar, para ser ajudado.
02) Para o casal:No desajuste do casal, o movimento estabelece avaliações, diálogos, regras e limites. Al´me do apoio do grupo, a atuação de um moderador é essencial para evitar maiores desentendimentos. Propomos soluções baseadas nos 12 princípios do Amor Exigente que, ao se aplicarem na vida do casal, realmente funcionam.

03) Para os pais, na prevenção de problemas:Acreditamos que por meio de cursos ou de grupos semanais de estudo, podemos conscientizar os pais da validade dos caminhos propostos pelo Amor Exigente, dando-lhes recursos necessários para cada qual, a seu modo, adotar a postura que convém a seu jeito de viver.
O que é importante e deve ficar bem claro é que na prevenção de problemas, pai e mãe tem de ser um só, uma unidade na orientação do filho.

04) Para pais com problemas: Pais em busca de apoio porque já tem problemas com os filhos, eis o grande desafio do Amor Exigente. Chegam machucados, sofridos, cheio de medo e de pudor..acabaram de ver confirmados as suspeitas: seu filho está usando drogas! Ou, então, já tentaram de tudo e o Amor Exigente é o último recurso.

05) Para s jovens:O Amor Exigente tem também grupos para os jovens:
  • Jovens sozinhos, procurando ajuda e orientação
  • Jovens trazidos pelos pais
  • Jovens procurando ajudar outros jovens.


Fonte: Livro O que é Amor Exigente de Mara Silvia Carvalho de Menezes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção