A codependencia e as facilitações


Existem algumas atitudes que nós familiares temos que faz com que ao invés de ajudar nosso familiar a ficar longe das drogas , auxiliamos ainda mais o seu uso.
São mecanismos de facilitações que ao invés de colaborar para que a pessoa se conscientize que a forma que ele está usando esta trazendo problemas
Vamos relacionar alguns:

1) Mecanismo da negação da  família: nega-se o problema básico. Bebe demais porque tem muito problema, porque está desempregado, etc.
2) Apoia as racionalizações do dependente: eles alegam que bebem ou usam porque teve um problema, porque gritamos,porque brigamos,  porque a comida estava ruim e o familiar termina acreditando nisso e se sentindo culpado.
3) Evitar os prolemas que poderiam levar o dependente químico a para de beber ou usar: alguns familiares apos um episodio de uso intenso num final de semana  liga para a empresa e informa que o funcionário  esta doente e por isso não vai trabalhar. Isso faz com que facilite o dependente químico a num próximo final de semana usar mais ainda.
4) Minimizar: famílias minimizam os problemas associados ao beber e ao uso. Dependente químico não vai a evento familiar e a família avisa que não foi porque não estava bem.
5) Proteção: familiar encobre as faltas, os atrasos e assume as finanças do lar, evitando que o dependente químico assuma as consequências danosa das responsabilidades que ele deveria ter.
6)Controle: um mecanismo básico da síndrome da codependencia é a necessidade que o familiar tem de controlar o uso do dependente, jogando fora o álcool a droga na intensão e ilusão que fazendo isso o dependente não usará mais. Alguns familiares compram a bebida ou a droga para evitar que o familiar fique exposto ao perigo ou porque usando em casa a família tem o controle. Fazer chantagens, chorar, gritar, brigar , bater e suplicar  não resolve em  nada
7)Aguardar: as famílias aguardarem a fase passar para que ele possa tomar consciência de que ele esta com um problema, esse é um grande erro pois assim eles tem o tempo que necessitam para manipular mais ainda e seguir fazendo o que eles querem(usar).

A ideia deste post não é criticar as atitudes mais alertar pois na maioria das vezes achamos que estamos ajudando o nosso familiar.
Erramos sem saber que é um erro, erramos querendo acertar.
Por isso é necessário que o familiar busque ajuda, busque um tratamento e esclarecimentos sobre a dependência química e como ajudar mais assertivamente seu familiar e sobre a codependencia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção