Os Estágios de Mudança Uso X Recuperação


Vamos conhecer os estágios de mudança que passa um dependente químico:

A) Pré-contemplação: nesse estágio a pessoa só percebe o lado positivo do uso de substâncias. Não percebe ou nega as perdas consequentes do uso.
Não considera que o uso de substâncias possa ser um problema para ela e por isso, mudar o comportamento não faz parte de seus planos.
B) Contemplação: nesse estágio a pessoa começa a perceber as consequências negativas do uso de substâncias, mas ainda não muda seus hábitos.
A pessoa deseja dar os primeiros passos, reconhece os problemas e acredita que precisa fazer algo, mas não tem definido como isso correrá.
C) Preparação: nesse estágio a pessoa começa a se preparar psicologicamente para a mudança. 
Ela tomou a decisão a favor da mudança e começa com algumas tentativas.
D) Ação: quando a pessoa realmente coloca em prática a mudança.
E) Manutenção: nesse estágio a mudança já foi realizada e a pessoa mantem a abstinência, tem feito mudanças no estilo de vida que o afastam cada vez mais das recaídas por meio da construção de um novo comportamento.

Mas precisamos entender, que esses estágios de mudanças acontecem de forma espiralada. Ou seja, as recaídas poderão acontecer a qualquer momento. Ela não é um estágio motivacional, mas um evento que impede a progressão na modificação do comportamento.
Mantenho o tratamento, a pessoa poderá aprender a lidar com mais eficácia as situações de risco que possam levar a uma recaída.

Após as recaída, sempre é bom conversar com um especialista sobre o assunto. O mais importante é identificar um possível gatilho da fissura que leva a recaída incentivando e dando suporte para retomar o processo de mudança da onde parou, o que nem sempre é possível.

Uma vez entrando em AÇÃO é necessário uma manutenção desse comportamento, visando a abstinência e a retomada dos papeis ocupacionais que foram rompidos, abandonados ou desorganizados após o uso de substâncias.

Julio Nery - Conselheiro em Dependência Química

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção