O desligamento e sua importância

Sigo lendo e estudo o livro Codependencia Nunca Mais (dowload aqui) e no capítulo 5 Desligamento tem alguns pontos bem importantes que vou dividir com vocês. Vamos fazer uma reflexão juntos e postar as nossas posições: O nosso entendimento ?

Desligamento não significa desligar-nos da pessoa que amamos, mas da agonia do envolvimento
(Membro do Al-Anon)

Penso que este "conceito" deve ser muito bem refletido e analisado por nós e que faça morada em nossos corações pois erroneamente achamos que quando se fala em desligamento quer dizer que devemos nos afastar por completo de algo ou alguém. No nosso caso, que devemos deixar nosso adicto usar até morrer e não é nada disso!
Desligamento não é um abandono frio e hostil; a resignada, desesperada aceitação de qualquer coisa que a vida e as pessoas jogam em nosso caminho; nem uma caminhada robótica através da vida, esquecidos e totalmente insensíveis às pessoas e aos problemas; nem uma fuga de nossas verdadeiras responsabilidades  para com nós mesmos e com os outros; nem o término de nossas relações.
Um pensamento que temos que ter certo em nossas vidas é que o desligamento é algo que precisamos fazer frequentemente. É o que devemos fazer primeiro, antes das outras coisas que também precisamos fazer. Não podemos começar a trabalhar nós mesmos, a viver nossas próprias vidas, sentir nossas emoções e resolver nossos próprios problemas até que nos desliguemos do objeto de nossa obsessão, nem nosso Poder Superior pode fazer muita coisa por nós até que nos desliguemos.
Muitas das vezes nós reclamamos que "fulano não faz nada", "fulano não toma uma atitude", "fulano não tem iniciativa". Mas devemos nos perguntar: nós damos oportunidade para o fulano fazer alguma coisa? Na grande maioria das vezes, 90% não damos esta oportunidade e quando damos tem que ser da nossa forma. Precisamos urgentemente refletir e agir(mudar), precisamos lembrar que se assumirmos tudo para nós mesmo, não sobrará nada para as pessoas ao nosso redor. Fazemos demais e eles de menos. Al´me disso, preocupar-nos com pessoas e problemas não ajuda nada. Não resolve os problemas, não ajuda a outra pessoa e nem nos ajuda. Se a pessoa não pensar por si, não agir sozinha ela jamais vai aprender alguma coisa, ela jamais terá noção das coisas e da realidade, não dará valor as coisas e as pessoas pois ela tem tudo de mão beijada como diz o ditado. Preocupar-se, ficar obcecado e controlar são ilusões. São trapaças que fazemos com nós mesmos. Sentimos como se estivéssemos fazendo algo para resolver nossos problemas, mas não estamos. 
Desligamento é desobrigar-se ou desligar-se, de uma pessoa ou problema com amor.  Desligamento é baseado na premissa de que cada pessoa é responsável por si mesma, que não podemos resolver problemas que não são nossos, e que preocupar-se não adianta nada. Se as pessoas criam alguns desastres para si mesmas, permitimos que elas próprias enfrentem as consequências. Permitimos às pessoas serem quem são. Damos a elas a liberdade de serem responsáveis e de crescerem e damos a nós mesmos essa mesma liberdade.
Neste ponto algumas pessoas poderão dizer "essa mulher é louca, está doente ou não tem coração/sentimentos".
Para que possamos visualizar melhor a necessidade e a importância do desligamento vamos pensar: Nosso maior desejo qual é? No nosso caso, ajudar o nosso dependente químico.
Isso é ótimo e correto mais como vamos ajudá-lo se estamos doentes, se não deixamos eles responderem por seus atos. Exemplo: eu quero que meu adicto  não use mais drogas, mais sempre que ele me pede um dinheiro eu dou. Eu ajudo ele com suas necessidades pessoais pois ele não consegue um trabalho. Eu compro roupas novas pois da última vez que ele usou levou as suas roupas como moeda de troca. Meu filho saiu para o trabalho e eu fico enlouquecida em casa querendo saber se ele foi trabalhar e então entro em contato com a empresa para saber se ele está trabalhando. Tenho um compromisso mais não saía de casa porque fulano está atrasado e a essa horas deve estar na boca comprando a sua droga de preferência. Tenho uma compromisso agendando a muito tempo mais não vou porque meu adicto usou muito a noite passada, chegou em casa sujo, rasgado, machucado e eu passei a noite cuidando dele e preciso estar aqui quando ele acordar para servir um café e fazer um almoço pra ele afinal, ele está cansado.
Vamos pensar juntos: nosso adicto pensou em nós, na nossa situação antes e durante o uso. Claro que não gente! Eu já ouvi de adictos a seguinte frase: " eu sabia que o leite era para o meu filho mais foda-se eu quero usar e pronto. Peguei a caixa de leite e troquei por uma cheirada. Valeu muito a pena, me aliviei dos meus problemas.
E como sair disso? Como desligar-me? Aceitando a realidade, não tem receita gente é exatamente isso aceitar a realidade! Aceitar a realidade de que eu estou errada e preciso mudar, aceitar a realidade de que preciso de ajuda, aceitar a realidade de que somos seres individuais e que somos responsáveis somente pela nossa vida.
Nosso adicto não vai morrer antes da hora (quando ele tiver que morrer, nada nem ninguém irá impedir). Nosso adicto não vai morrer porque estamos dizendo não, ele não vai se matar como eles adoram falar se a gente não fizer o que eles querem. Não é fazendo tudo por nossos entes queridos que vamos ser amados e demostrar nosso amor.
Demostrando nosso amor dizendo não, deixando a pessoa seguir a sua vida e arcando com as suas responsabilidades e isso meus leitores amigos, não é só para familiares de DQ é para todas as pessoas. Nós sufocamos as pessoas que estão a nossa volta( principalmente os filhos) fazendo tudo por elas, não deixando inclusive elas nem pensarem. Se temos filhos pequenos usamos a desculpa que são crianças e que precisam que alguém faça as coisas. Se somos filhos de pais separados ou viúvos achamos que temos que ajudar e servir 24 horas do dia aquela pessoa, não deixamos ela nem pensar que atitude vai tomar sobre tal assunto. Se temos um amigo passando por alguma dificuldade ficamos 24 horas do dia grudado nele, afinal é nosso amigo e eu tenho que estar junto, tenho que ajudar e não deixamos o coitado respirar, pensar. Não deixamos por exemplo as pessoas sozinhas com elas mesmas (que é importantíssimo para TODAS as pessoas sejam elas quem forem).
Pra finalizar vou terminar com o seguinte trecho do livro: " Desligamento não significa que não nos importamos. Significa que aprendemos a amar, a nos importar e nos envolver sem ficarmos loucos. paramos de criar todo esse caos em nossas mentes e me nossos ambientes. Quando não nos estamos debatendo ansiosa e compulsivamente, nos tornamos capazes de tomar boas decisões sobre como amar as pessoas e como resolver nosso problemas. Ficamos livres para nos importar e amar de maneiras que ajudam aos outros e sem ferirmos a nós mesmos. Desligamento é tanto uma ação quanto uma arte. É a forma de vida. Acredito que é também um presente. E será proporcionado àqueles que o procuram."
E como fazer isso? Como mudar?  Primeiramente mesmo que seja doloroso e para alguns até vergonhoso precisamos aceitar que somos doentes e que precisamos urgentemente mudar. Buscar ajuda, seja em grupos, seja com terapeutas. Ler muito sobre e colocar em prática tudo que for assimilando mesmo que seja doloroso e muito difícil. Na dor meus amigos, nós aprendemos muito.
Desejo imensamente que este post tenha ajudado um pouquinho, que ele tenha servido para a sua reflexão.
Beijos a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção