Falando sobre a Recaída

Oi gente!
Esses tempos postei aqui que em relação ao meu adicto, eu não poderia dizer se ele estava limpo ou não. Pois então, vamos falar sobre ele....
Penso que nós familiares sempre vamos ficar desconfiados, acredito que quando não estamos perto deles esta desconfiança aumenta. Eu em particular fiquei muito mais desconfiada com o tempo.

No domingo, 18 de fevereiro, minha nora me liga aos prantos que eu tinha que ajudar ela pois pegou meu filho usando(palavras dela, na verdade ela descobriu que ele estava usando)
E lá fui eu ouvir e explicar muitas coisas que já expliquei mil vezes e que ela não entende ou não enxerga e aí queridos leitores ela contou tudo que aconteceu, brigas, xingamentos, mando ele embora de casa, me falou que ia contar tudo para o chefe dele, aquela função que quem está neste meio sabe bem como é.
Eu respirei fundo e disse pra mim mesmo, não posso perder meu equilíbrio mas confesso que quando ela disse que tinha mandado ele embora fiquei com coração na boca, afinal ele não teria para onde ir, onde dormir e mesmo eu sabendo que a DQ é uma doença lenta progressiva e fatal e que um dependente pode vir  a morar nas ruas eu não quero isso pra ele e na verdade nem imagino ele nesta situação.
Ouvi tudo que ela queria me falar e então liguei pra ele. Bom, falei, falei e ele mudo. Fico impressionada como ele fica sem resposta. Eu calmamente e novamente lembrei ele de diversas coisas referente a recuperação, lembrei que ele tem um bem muito precioso que é o Lorenzo (filho dele). Falei pra ele que ainda ele não se rendeu ao programa, que não é vergonhoso pedir ajuda muito pelo contrário , lembrei que uma hora ele não vai mais ter onde ficar e ele em silêncio. Desliguei o telefone e disse que mais tarde falava com ele.

Sabe gente, apesar de hoje em dia eu ficar mais "tranquila" ainda me afeta, ainda me preocupa mais eu já consigo seguir fazendo o que eu estava ou o que eu havia programado e posso dizer que devo isso a busca incessante que eu tenho da minha recuperação. Não é nada fácil gente! Mais é possível, confesso que parece que somos frias e sem sentimento mais nós realmente não conseguimos mudar o outro, realmente não temos poder sobre a vida e as escolhas do outro.

Alguém pode perguntar mais então se deixa eles fazerem o que querem? E a resposta é cada um, cada família sabe a melhor forma de agir, a forma que vai lhe deixar mais tranquilo, mais confortável. Digo isso porque não adianta agir como estou fazendo e ficar "enlouquecido" em casa descontando nos demais familiares.
Se a vontade da família é correr, dar colo, dar mais uma chance, aceitar esta situação, que faça, não podemos determinar nada para ninguém pois cada caso é um caso. O que as famílias precisam ter bem em mente é que elas precisam cuidar para não serem facilitadoras (e na grande maioria das vezes somos).

Recebi esta notícia no finalzinho de domingo e em torno das 21 eu mandei mensagem pra ele perguntando o que ele iria fazer e então me respondeu: "por favor deixa eu pensar" (já ouvi isso nem sei quantas vezes) então respondi: "ok, afinal a vida é de vocês, vocês que tem de decidir".
Pedi tanto a Deus que iluminasse ele para que ele acorde, para que busque a verdadeira recuperação, que ele entenda que sozinho e da forma dele não está dando certo.

Na segunda pela manhã enviei  mensagem perguntando onde ele estava e me respondeu que estava indo trabalhar, então pensei novamente, amanhã ou depois já está tudo bem na casa dele.
Refleti em todo esse tempo que estamos nesta caminhada e em todas as minhas atitudes. Lembrei então o quanto é difícil para eles apos o uso, a depressão que eles ficam, que ele deveria estar mal, eu ainda acredito que ele fica um pouco mal e então resolvi mandar uma mensagem e deixar ele quieto na dele com os pensamentos dele e seguindo a sua vida.
"Como eu te amo filho, como eu queria  entender o que passa na tua cabeça...Como eu sei que tudo isso é ruim mais infelizmente estou de mãos amarradas porque tu não se abre,k não põe pra fora tuas dores e ainda não aprendeu  a se render ao programa. Mais tô aqui firme pra te ajudar quando tu precisar, firme e confiante que um dia tu vai chegar e falar as coisas que te doem e aí sim começamos uma rendição... Te amo demais, infinitamente e torço muito pela tua recuperação." 

Novamente afirmo não quero com este post dizer que esta é a fórmula, ou jeito de agir e que esta mensagem deva ser usada porque vai funcionar.
meu filho leu a mensagem e não respondeu (eu sabia que não ia ter resposta, já o conheço bastante) mais eu sei que alguma coisa foi plantada em seu coração e que um dia sei lá eu quando vai funcionar, um dia que será no tempo dele as coisas vão mudar e tudo que eu falo pra ele vai fazer sentido. Um dia que pode levar meses, anos e quem sabe nem seja nesta vida as coisas serão diferente e eu não posso definir isso, não tenho esse poder afinal não somos super heróis.

Ontem enviei uma outra mensagem perguntando se já estava tudo bem como ele e a esposa mais fiquei sem resposta. Sinceramente não me abalei porque eu sei que ele tem esta atitude.
Agora meus queridos leitores é esperar, é seguir minha vida e digo sinceramente que fico muito feliz com as minhas atitudes, com a forma como estou agindo. Se está certo ainda não sei, posso estar fazendo errado mais no momento é o que eu tenho como certo.

Claro que fiquei triste, meu final de domingo não foi o mesmo, a minha segunda também não mais eu segui em frente, não tive ataques de choro, não saí brigando e xingando ele e como falei antes devo tudo isso a esta minha busca incessante da minha recuperação, essa busca que tenho diariamente de ler sobre, de estar em contato diariamente e quase que 24 horas com familiares de DQ, no grupo de whats que temos a muitos anos (se quiser participar deixe número do seu telefone que eu adiciono no grupo) ele é ótimo e nos ajuda muito.

Então meus queridos, acho que era isso, deixei vocês a par do que está acontecendo. Assim que tiver mais notícias concretas atualizo vocês.
Beijão a todos e não esqueçam: Acreditem na recuperação, acreditem que todos podem mudar e busquem ajuda sempre!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção