A recaída aconteceu e agora?



Ontem fiz post E a recaída chega devastando toda a família e refletindo sobre um comentário recebido eu vi que precisa de uma continuação.

A pergunta é? O que fazer?



Para os codependentes a reposta é:

Juntar os pedaços, refletir muito pois nós muitas vezes, achamos que não fizemos o suficiente, que não alertamos, que não vimos o que estava para acontecer. A grande questão é, como juntar os pedaços como refletir se nosso coração está doendo, se nossa maior vontade é ficar trancada no quarto sem falar com ninguém, como refletir se estamos com muita pena de nosso adicto e aí meus amigos, aqui entra a importância de estudarmos. Sim!! Estudarmos sobre dependência, codependência, recuperação, recaída, e este imenso mundo da drogadição. Além deste estudo, desta busca de conhecimento precisamos muito acreditar que é importantíssimo buscarmos grupos de ajuda, importantíssimo não nos acomodarmos porque acabou tratamento do nosso adicto( tratamento nunca acaba! O que termina é o período dele de internação, o tratamento é para  sempre) e nós familiares também, temos que nos tratar para sempre.

Alguns podem pensar: “Nossa Neusinha que exagero” E eu digo não é exagero não, porque na grande maioria das vezes não será na primeira, nem na segunda internação que nosso adicto vai se manter limpo. Não é exagero porque a nossa doença grita dentro de nós não só com o adicto que temos e sim com os demais membros da família, pois temos a necessidade de querer controlar a vida de todos e sempre achamos que sabemos o que cada um deve fazer. Não é exagero porque nossos adictos podem nos manipular e nem nos darmos conta.  Inclui nesta lista de manter o nosso tratamento a nossa espiritualidade é através dela que vamos nos fortalecer, sem um Poder Superior em nossas vidas fica muito difícil ter forças para prosseguir.

Quando buscamos a nossa espiritualidade, nos damos conta de que nada nesta vida é por acaso, que jamais um Poder Superior vai nos dar fardos mais pesados do que possamos carregar.

Então meus amigos, mesmo que seu familiar já esteja há anos limpo, siga o seu tratamento, siga buscando conhecimento, não se afaste da espiritualidade.

 

Mais não é só isso que envolve uma recaída! Temos que pensar como vamos agir com o adicto, que atitude vamos tomar! (estão vendo como é importante o item acima?)


É importante sabermos que algumas vezes ocorre um deslize e eles mesmo já se dão conta e buscam a ajuda (salas, conversam com seus familiares, com seus padrinhos). Também acontece deles ficarem muito tempo usando e acima de tudo não admitirem. Alguns somem, ficam dias fora de casa e voltam jurando que não vão fazer mais.

O importante de tudo é sabermos qual o procedimento vamos tomar e aí vai de cada um. Já ouvi declarações que as salas ajudaram, já ouvi que uma nova internação é importante para que seja feito um reforço como eles mesmo falam.

Não tem uma receita de bolo, por isso a necessidade de buscarmos sempre saber mais.

Eu, acreditava que somente uma nova internação era a opção. Hoje já vejo diferente, acredito muito nos grupos, nos psicólogos.

Mais a grande questão é: conhecer o nosso familiar, só assim conseguiremos agir de uma melhor forma (para o momento). Hoje eu vejo que não adianta a gente correr e correr se eles não querem (sei que alguns vão dizer que adicto não está em si, que não raciocina, por isso falo cada caso é um caso)

 

O que eu fiz nesta recaída do meu filho? Ele não mora comigo e nem na mesma cidade, portanto fica difícil agir. Eu sei de algumas manipulações dele, como falo, conhece ele pelas palavras, pelas frases que ele constrói (tudo isso graças a muito estudo, grupos de ajuda). Eu simplesmente deixei ele e a esposa decidirem. Percebi que ele já sabe que manipula e muito a esposa e a família dela então fica muito difícil tomar alguma atitude pois a exagerada sou eu. Meu filho acha (penso eu) que a saída é a internação, então lá foi ele para a CT novamente. Foi a melhor escolha? Não sei! Só o tempo dirá.

O que estou fazendo?  Juntando os pedaços e seguindo minha vida, vivendo um dia de cada vez pois não tem outra coisa a ser feita, confiar no Poder Superior e aguardar o andamento de tudo

Bom pessoal, espero ter ajudado um pouquinho.

Beijos coração!

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção