Minha história com a CT Senhor Jesus


13 de Abril de 2013, um sábado, final de tarde e eu tive que entrar em contato com pessoas que eu não conhecia e nem imagina que iria conhecer para saber sobre internação em Comunidade Terapêutica. Na verdade eu nem fazia idéia o que era uma Comunidade Terapêutica. Primeiramente, achei muito estranho eu receber as informações via facebook mais tudo bem, eu precisa era saber as coisas para poder resolver. Fui muito bem atendida e esclarecida, corri para ir atrás do que seria necessário para a internação do meu filho, eles se colocaram a disposição caso fosse necessário eles virem busca-lo.
E no domingo, dia 14 lá fomos nós para uma cidade desconhecida e um lugar que eu não fazia idéia de como era e o que me esperava, mais eu tinha que ir.
Ao chegar na cidade ficamos assustados pois não estávamos acostumados com cidade de interior, nunca tínhamos ido para uma cidade de interior. 
No trajeto da cidade para a CT ficamos mais assustados ainda pois era muito distante, muita vegetação e nós super urbanos não tinhamos contato com isso.
Depois de 1h40min chegamos na Comunidade Terapêutica Senhor Jesus. Acolhimento maravilhoso, nossas dúvidas foram todas esclarecidas, mais mesmo assim ainda estávamos muito assustados, era um mix de sentimentos pois não fazia muitas horas que estávamos sabendo de tanta informação de algo que parecia tão distante para nós. Foi neste dia que ouvi pela primeira vez meu filho falar que usava cocaína. Lembro como se fosse hoje que a minha dor foi enorme, vontade imensa de chorar mais eu não podia. Eu tinha que me manter forte para resolver o que era preciso.

Tudo esclarecido, fomo então conhecer a CT, sinceramente, fiquei muito assustada com local, pois bem ou mal, nós tínhamos colções grossos e bons, nossa casa sempre foi muito simples, mais cada um, por exemplo, tinha a sua televisão. Lá não existe guarda roupa (outra coisa que me assustou) e que hoje eu entendo super bem, mas, na hora pensei, caramba vão roubas as coisas dele.
Tudo era muito, mais simples do que a nossa simples casa. A TV era coletiva, os colções era finos, eles não usavam edredon e sim cobertores, os lençõis eram muito velhinho e as guloseimas que sempre foi tão frequente em nossa casa, a qualquer hora, lá não era permitido.  Toda essa mudança não tinha como não assustar, mais era necessário (fui aprendendo e entendo aos poucos).
Eu fui me integrando com os coordenadores até porque eu ligava sempre (coitados) tudo eu queria saber e principalmente queria saber dele e sempre fui muito bem atendida.

Em Maio tivemos a primeira visita, outra novidade em nossas vidas, pois almoçávamos todos juntos, mesas separadas mais ao mesmo tempo bem próximas. Eu não entendia porque tinha algumas pessoas tão diferentes e novamente o tempo, o estudo, o contato com os coordenadores eu fui entendendo que esta diferença se fazia por diversos fatores (tipo de droga, tempo de uso, etc).
As visitas eram mensais e eu comecei a amar este local, apesar dele estar lá tão distante de nós e de ser um local onde só há doentes, aquele local me dava paz, me trazia esperanças.
 Eu adorava ficar sentada olhando para o laguinho, quanta coisa  passava pela minha cabeça, quanta esperança....
Comecei, com o tempo a interagir com as famílias e foi maravilhoso mais uma forma de aprender e crescer. Conheci pessoas que hoje levo para a vida todo, amigos que jamais pensei que conheceria.
O pessoal da CT virou uma família para mim, aprendi a confiar muito neles e ficar muito tranquila pois sabia que meu filho estava bem. Ajudei o máximo que pude, busquei doações, ajudei em busca de recursos para eles.
Cada palavra que eu ouvia dos coordenadores e monitores eu levava em minha mente e refletia muito sobre elas, pois todas elas eram para a eficácia do tratamento do meu filho(obviamente que dependendia muito do querer dele). Cada partilha que eu ouvia dos residentes, era um conforto e estímulo para mim, eles me mostravam que sim, havia uma luz no fim do túnel.
O tempo passou, ele fez seu tratamento de 09 meses e não perdemos o contato com a CT, ainda segui ajudando dentro do que eu podia. Sempre falo muito bem deste local e das pessoas pois eu vi com meus próprios olhos a dedicação que eles tem pela CT e seus residentes. Ele fez um outro tratamento neste mesmo local e me chamou muito a atenção que mesmo ele sendo conhecido, mesmo ele já ter tido a opotunidade de ser monitor desta CT o tratamento não foi diferente, eu achei muito bom e importante, pois se ele estava doente ele tinha que ser tratado como os demais doentes que lá estavam. Mais uma vez, parabéns para a equipe da CT.

Hoje eu vejo o crescimento da CTe me alegra muito ver as melhorias e mesmo sendo estranho a casa estando cheia como se fala, é muito bom pois é sinal de que as pessoas estão buscando se tratar.
Porque deste post, alguns podem estar se perguntando. É por alguns motivos.
01) É uma forma de agradecimento a todos os envolvidos neste belíssimo projeto;
02) Agradecimento porque esta casa me ajudou a crescer como ser humano e a ver o mundo com outros olhos;
03) Hoje eu não tenho mais condições financeiras de ajuda-los, nem tenho como financeiramente também, ir a Tapes 01 domingo no mês (que é dia de visita) visitar eles e ajudar na cozinha como fiz algumas vezes;
04) Uma forma de divulgar este trabalho e esta casa pois vemos quase que diariamente famílias reclamando dos locais onde os seus entes estão internados;
05) Serve de alerta para que as pessoas busquem saber onde estão colocando os seus familiares. É preciso conversar muito, observar muito;
06) Alerta também para que as pessoas busquem se relacionar com as demais famílias e ter um bom relacionamento com os coordenadores e monitores, afinal são eles que passam a maior parte do tempo com os nossos familiares.

Deixo aqui meu agradecimento a equipe da CT Senhor Jesus e sigo torcendo para o crescimento deste local abençoado

Contatos com Jeferson: 51 99997.1042
Localização: Estrada da Saravana, s/nº Tapes/RS
Conheçam o local: https://www.facebook.com/pg/ctsenhorjesus/photos/?tab=album&album_id=438067036292845




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção