Cuidado com a Codependência


Estou estudando o livro Codependência Nunca Mais e resolvi fazer este post para que possamos no analisar e nos avaliar para que possamos ter o cuidado para não nos afundarmos na nossa doença.

"Os Codependentes, não são mais loucos ou mais doentes do que os alcoólicos. Mas sofrem tanto quanto eles, ou mais ainda. Eles não saem por aí em agonia, mas passam pelo mesmo sofrimento sem os efeitos anestesiantes do álcool, de outras drogas, ou de outros estados alterados das pessoas com distúrbios compulsivos. E a dor causada por amar alguém com problemas pode ser profunda."


Eu sempre falo aqui e para as pessoas que nós codependentes somos muito mais doentes que ps dependentes,  digo mais, porque eles usam as substâncias que anestesiam por alguns instantes suas dores e anseios e nós? Nós sofremos de cara limpa e por isso tanto sofrimento.
Sempre falo e sempre ouvimos falar que temos que mudar isso, que é possível, basta darmos o primeiro passo. Fato!! Muito real! Não é nada fácil, mais conseguimos, porém somente esta vontade, este querer não são necessários.

Temos que mantermo-nos sempre em recuperação (sei que alguns poderão achar exagero) mais é a pura realidade. Se não tivermos atentos diariamente, se não tivermos buscando o nosso tratamento, quando nos dermos conta vamos novamente estar recaídos.
E é muito fácil recair, pois  que mais queremos e ver nosso familiar com uma nova vida e não medimos esforços para isso e aí que entra o perigo pois na ânsia de ajudar muitas das vezes colocamos os pés pelas mãos e terminamos facilitando ou sendo manipulados por eles.

Mais Neusinha, então eu devo ficar de braços cruzados esperando a melhora do meu especial? Nada disso! Temos que ajudar sempre! Porém sempre que possível e dentro de nossas possibilidades. Importantíssimos ter os dois pés no chão quando se trata de nosso especial, sabe o ditado confiar desconfiando? É bem por aí. 

Cuidar com os pedidos deles para uma melhor vida, com a forma como estão levando a sua recuperação. Não ter "pena" caso ele chegue em casa e diga "estou cansado não vou na reunião hoje". "Não me cobre muito as coisas" "Amanhã eu faço".
Não tema pena, não fique constrangido de cobrar alguma coisa de impor regras e limites. Quando agimos conforme eles querem, ou deixamos as coisas acontecerem para não nos incomodar não estamos em recuperação e a codependencia está gritando dentro de nós.



Tome cuidado, analise profundamente e diariamente suas atitudes e sentimento pois a codependencia precisa diariamente de tratamento e cuidados e é muito fácil nos deixar levar por ela e pelos pedidos e manipulações de nossos amados dependentes.

Eu indico a todos que busquem saber mais sobre a codependencia vale muito a pena, pois assim viveremos melhor e poderemos ajudar melhor nossos especiais.
Busque ajuda de grupos de apoio, se necessário busque um médico especialista mais não se deixe levar. 
Você verá que uma nova pessoa, mais forte, mais segura surgirá. Vale muito a pena!

LIVROS PARA DOWLOAD: https://adependenciaquimica.blogspot.com.br/p/dowload-e-books.html

Um grande beijo a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção