Flores e Frutos da Recuperação




Parte integrante do tratamento da dependência química, a família tem papel fundamental no processo de recuperação do usuário de substâncias psicoativas. Traçar um plano de tratamento inclui reconhecer o papel do dependente químico no sistema familiar como agente influenciado e influenciador, como parte atuante do sistema ao qual pertence e com o qual estabelecerá relações que, para o sucesso de seu tratamento, precisam ser funcionais e saudáveis.  Submeter o dependente a um tratamento e excluir a família da mesma necessidade é como regar uma flor sem cuidar do jardim em que ela está.

Quando precisar dos nutrientes desta terra, como ela poderá lhe oferecer? Cheia de ervas daninhas, sem vida, sem cuidados, como poderá auxiliar neste florescimento? Se todas as famílias pudessem, em meio a dor da descoberta do uso de drogas, perceber a sua importância no contexto da recuperação, se pudessem se reconhecer como parte deste jardim que precisa ser cuidado para que todas as flores e frutos possam ter vida, os tratamentos ganhariam, e muito, em possibilidades de sucesso.

E o mais importante: não só o dependente químico teria mais chances de manter-se em recuperação, mas todos os membros da família estariam mais afastadas da possibilidade de desenvolver doenças físicas ou psíquicas provenientes do impacto sofrido pela convivência com o dependente químico.

Autora: Romina Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção