A família também precisa se tratar

Olá pessoal!
Eu sempre falo nos meus posts a importância da família para ajudar o seu dependente químico.
E isso é muito real, não quer dizer que se a família mudar o dependente nunca mais usará sua droga de preferencia mais sim que vai facilitar o mesmo na sua recuperação.
Estou relendo um livro - Família Alicerce da Sociedade e relata exatamente o seguinte:
 "...Para a recuperação do dependente, é importante modificar alguns hábitos diários, como: não temperar as saladas com vinagre, não manter bebidas alcoólicas no refrigerador e não usá-las para temperar alimentos. Esses hábitos podem aguçar a necessidade de usar álcool e, consequentemente, a droga.
A família terá que passar a viver um novo estilo de vida, que poderá provocar desconforto a seus membros. Os demais componentes familiares sentem-se prejudicados, não entendem por que precisam muar seus hábitos e sua rotina em função de uma pessoa. Quando toda a família é tratada, fica mais fácil as mudanças, e por isso é necessário que se trabalhem em um grupo de apoio para que entendam as mudanças que devem ocorrer em benefício da estabilidade de todos. Se o adicto ficar bem, todos serão beneficiados, seja emocional, financeira ou espiritualmente. Para que o tratamento dê certo, ele requer dos demais membros da família solidadriedade, compreensão e muito amor."

Algumas pessoas pensam e vão pensar que isso é um absurdo pois o doente é o dependente químico. Mais não é assim que funciona, se queremos ajudar, temos que colaborar é o mesmo que deixar doce na geladeira de um diabético. Estamos ajudando? Não! Pois estamos deixando o diabético em risco, inclusive de morte e com o adicto é a mesma coisa.
Colaboração é necessário para todos dentro de uma família. Não gostamos quando somos ajudados? Por que então não podemos ajudar nosso adicto, o beneficiado somos nós em primeiro lugar.
Mais se mudamos e ele não entra em recuperação? Aí vamos pensar que de nada adiantou mais é muito pelo contrário adiantou sim para quem fez esta mudança e por mais que pareça que para o nosso adicto não fez diferença, fez sim porque quando ele precisar de ajuda será nas pessoas que mudaram e que estão fortalecidas que ele buscará esta ajuda.
Pensemos nisso, sei que não é fácil mudar hábitos e atitudes mais é algo que vale muito a pena, primeiramente para nós e depois para o próximo.
Falo isso por mim, o quanto minha vida já mudou depois que comecei a ver que eu tinha q mudar independente dele, eu cresci como pessoa, eu me fortaleci!
Um grande beijo a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção