A Dificuldade Para Conseguir Uma Internação

Eu já sabia da grande dificuldade de se conseguir uma internação para dependentes, mas nos últimos 2 meses, vi dois casos(que deve ter muito diariamente) nas redes sociais que mobilizou muita gente e cabe aqui uma bela reflexão.

Em Dezembro(2016) teve o caso de uma mãe que sem condições financeiras, não tinha como internar o filho em surto, teve uma grande mobilização e então a mesma conseguiu a internação.
Semana passada(Janeiro/2017), um novo apelo de uma mãe desesperada para ajudar seu filho, apareceu nas redes sociais, novamente uma mobilização e então a mãe conseguiu o que desejava.
Resolvi não entrar em detalhes dos dois casos pois o que nos cabe aqui é uma reflexão sobre como é, como está e o que os órgãos competentes fazem para auxiliar os dependentes e principalmente nós como sociedade estamos fazendo para cobrar destes órgãos.
E eu não falo isso porque sou mãe de um adicto e sim porque a dor de você não poder tratar seu filho ou outro familiar é imensa.

Infelizmente nós seres humanos fazemos algo a partir do momento que a dor bate na minha porta, começamos a nos preocupar como as coisas são realizadas e quais as leis nos aparam, quando estamos no meio do problema.
Porém não deve ser assim!
Temos que nos mexer! Fazer algo pelas milhares de pessoas doentes espalhadas por este imenso Pais/Mundo.

Agora falando de mim, sinceramente, sempre agradeci a Deus, mesmo com dor e dependência química na minha casa, pela situação que eu tinha, eu podia internar meu filho (claro que sempre fiquei apavorada com os valores e dificuldades para uma internação - que pra mim, era fácil), mais eu nunca fui a funda para saber como funcionava pelo SUS, como as pessoas sem recursos financeiros faziam para tratar seus dependentes, eu sinceramente, achava que indo nos postos de saúde, no CAPS e aguardando um pouco tudo se resolveria, mesmo sabendo que este esperar para um dependente é um risco e tanto.
Porém a partir do momento que observei "mais de perto" essas duas situações, fiquei apavorada com o descaso dos governantes(sempre soube que havia mais não tinha ainda parado para pensar no quão grande era).

Será que nós familiares de dependentes químicos (que são doentes) temos que acorrentar nossos entes em casa ´para que não usem?
Será que temos que deixar de trabalhar para ficar vigiando nosso familiar para que ele não vá atras da droga?
Será que temos que aceitar as cracolândias crescendo diariamente e absurdamente porque não se tem o que fazer
Teremos que vender casa, carro, e demais bens para que possamos internar nossos familiares
, e quem não tem um imóvel como fica? E quem tem e vende vai morar aonde?


E então desejo com este pequeno post, todos nós possamos buscar mais informações e acima de tudo analisar como podemos ajudar, o que nós como cidadãos podemos fazer para melhorar esta situação e quem sabe mudar tudo isso.

E quanto a minha história/situação, segue na mesma...mais isso é coisa para um novo post.

Beijos a todos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção