RECAÍDA - QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM LAPSO E UMA RECAÍDA?



Muito interessante!
LAPSO (do latim lapsus, escorregão) remete a um ato isolado de usar a droga que se está tentando abandonar. A exposição a situações de risco sem a devida capacidade de enfrentá-las é o que causa o lapso.
Uma pessoa que tende a beber, por exemplo, ao se sentir humilhada ou levar uma bronca do chefe, não consegue lidar com as emoções ruins que disso resultam a não ser bebendo para aliviá-las.
Lapso: é um deslize que faz parte de um processo transicional, não é recaída.
Genericamente, duas das mais importantes causas de lapsos são as emoções negativas e a pressão social (tendência a unir-se ao grupo de companheiros que bebem).
RECAÍDA, segundo a definição de Marlatt, "refere-se a um colapso ou revés na tentativa de uma pessoa para mudar ou modificar qualquer comportamento-alvo". Assim, se alguém está tentando parar de beber e, após algum tempo de abstinência, ingere determinada quantidade de álcool, fala-se em lapso. Se os lapsos, no entanto, se sucederem e o individuo voltar ao padrão de consumo anterior ao tratamento, ai se fala em recaída.
RECAÍDA: é a volta ao uso de álcool ou outras drogas do mesmo jeito que a pessoa usava antes de iniciar um programa de tratamento e recuperação.
Os desencadeantes das recaídas são os mesmos dos lapsos. logicamente, há uma série de padrões intermediários.
A palavra lapso serve para impedir que, no caso de um "escape" no tratamento, a pessoa já comece a ter pensamentos catastróficos de que recaiu e tudo foi por água abaixo. Diante da presença de lapsos, é momento de parar para pensar (eventualmente junto com o terapeuta) sobre o que possibilitou a ocorrência e como tentar prevenir sua repetição.
Pessoas em recuperação da dependência química podem experimentar uma falta de controle e retornar ao seu uso da substância em algum momento de seu processo de recuperação.
LAPSOS, são definidos como uso de substâncias em quantidade e por períodos menores que não seguem o padrão pregresso. São muito frequentes, podendo ocorrer em aproximadamente 50% dos pacientes.
RECAÍDA, definida como retorno ao uso excessivo ou problemático, ocorre em cerca de 20-30% das pessoas que tenham concluído cuidados contínuos nos últimos 12 meses.
O caminho para a recuperação é geralmente longo e difícil. Há muitos escorregões, tropeções e lapsos. As pessoas que se recuperam, são aquelas que levantam, "sacodem a poeira" e continuam a sua luta diária contra a sua doença. Ao fazer isso, elas evitam que lapsos temporários se transformem em recaídas completas. Para as pessoas que convivem com dependentes químicos, a recaída é um dos aspectos mais frustrantes da dependência. É muito importante apoiar e evitar confrontos no caso de uma recaída ou lapso. Afinal, se você que acompanha se sente frustrado e irritado, imagine como se sente a pessoa que sofre com a doença!!
Segundo Paulo Knapp, para a maioria das pessoas, é relativamente fácil mudar temporariamente qualquer comportamento indesejado; a manutenção dessa mudança, no entanto é tarefa bem mais complexa e difícil.
Em relação ao uso de substâncias psicoativas, a dificuldade é semelhante: parar de beber e/ou usar não é o problema, o problema é manter-se em abstinência.
A Dependência Química por sua própria natureza tem grande tendência a lapsos e recaídas.

Fonte:
Dr Gustavo R. C. Quirino
CRM: 130073
Médico Psiquiatra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção