Carta A Família


Se você chegou aqui, é porque a sua vida e de sua família está sendo afetada pelo uso abusivo de drogas / álcool  por parte de alguém que você ama muito!

Você sabia que: A pessoa que faz o uso abusivo e é sem controle, de drogas / álcool é também chamado de Dependente Químico ou Adicto ( é aquele que se torna escravo pelo uso de drogas/álcool).

Sabe por quê? Porque de acordo com a OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL SAÚDE), o uso abusivo de drogas / álcool é considerado como uma doença, como o diabetes por exemplo.
O Dependente Químico acredita que ele tem o controle de seu uso de drogas / álcool e que ele pode parar de usar na hora que ele quiser, bem como, a família acredita que ela tem o poder de fazer com que o Dependente Químico pare de usar drogas / álcool!

Temos que entender e aceitar que estamos lidando com uma doença, cuja qual, não tem o controle sobre ela, nem nós familiares  nem tampouco o próprio Dependente Químico. Ninguém é doente porque quer e nenhuma família gostaria que um membro da família fosse um doente, não é mesmo!

Não causamos está doença, mas trata-se de uma doença progressiva que torna o Dependente Químico cada vez mais irracional e difícil de conviver. Não podemos esperar que o Dependente Químico cumpra todas as suas promessas. Às vezes, o Dependente Químico, a fim de evitar que façamos interferências na sua maneira de usar drogas / álcool, eles desviam nossa atenção nos acusando ou nos provocando. Nós por sua vez, reagimos, discutimos e também nos defendemos. Discussões que o Dependente Químico na ativa, quando estão fazendo o uso de drogas / álcool é tão inútil como fazer uma armadura para se proteger de uma explosão nuclear.

É uma doença controlável, mas que não tem cura! Nunca mais ele pode colocar um copo de cerveja na boca. É uma doença que nos afeta emocional e tornando nossas vidas completamente fora de controle. Nossas obsessões, ansiedade, raiva, negação, e culpa são reações à doença da Dependência Química. E que afeta nossos relacionamentos e a nossa qualidade de vida. Perdemos a paz e a serenidade. A nossa maneira de pensar está totalmente distorcida, pois estamos doentes também, somos co-dependentes.

Quando compreendo a doença da Dependência Química, me ajuda a ser mais realista sobre a doença da pessoa que amo e me ajuda também a tomar melhores decisões. Quando decido aprender sobre a doença, como lidar com ela, quais técnicas e ferramentas devo utilizar que são mais eficientes, todos os meus esforços se tornam mais úteis na recuperação.


Agora, sei que não estou mais sozinho nesta luta! Agora que recebi estas informações renovo as minhas esperanças!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção